domingo, 28 de novembro de 2010

O Ciclo do Azeite


Recorrendo a experiências e vivências realizadas pelas crianças da sala nº 2, no seu contexto social e cultural realizamos algumas de actividades sobre o azeite e a sua origem.
Assim, decidimos descobrir lá em casa, qual o nome da árvore que dá a azeitona e as respostas chegaram à sala e inclusive, chegou uma “amostra real” de uns ramos de oliveira e de azeitonas (agradeço desde já a disponibilidade e empenho dos Encarregados de Educação). Aqui está ela,

A partir daqui exploramos o tema através de:
- Uma história “O Ciclo do Azeite”;
- Uma canção “Na quintal do Tio António”;
-Experiências - observamos os ramos, as folhas e as azeitonas (identificamos cores, formas, tamanhos, quantidades);
- Descobrimos através dos nossos sentidos que o azeite é um líquido “porque não agarramos com a mãos ele cai!”; que é “verde”, “amarelo”; que “cheira a peixe!”, “cheira a batata!” e que “é bom!” molhado no pão e “quero mais!”
E por fim, registamos as nossas descobertas….aqui ficam algumas fotos nossas!!


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Capinha Viajante

  
  Iniciámos um projecto de partilha com as famílias. Elaborei uma capa onde colocamos os pictogramas das canções, poemas, lengalengas e adivinhas que vamos trabalhando e cada dia o "Ajudante do Dia" leva-a para partilhar o que já sabe.



    Começo por explicar  quais as tarefas do Ajudante do Dia: veste o seu avental das mãozinhas trabalhadoras e ajuda a Paula no que for preciso, trata do quadro do tempo, faz companhia ao amigo Fábio passeia com ele e conduz a cadeira elevatória, dá os leites e as bolachas, distribui os materiais e faz recados.



      Queremos que as nossas crianças interiorizem desde cedo os valores da interajuda, da amizade, da partilha e do gosto pelo trabalho.
      A nossa Capinha Viajante está agora a acabar a primeira ronda, depois levará alguns desafios para os pais e a família mais chegada.
     Queremos que venha carregadinha de afecto e alegria, pois um dos objectivos é que os pais dediquem uns minutos do seu tempo aos filhos partilhando um pouco do que vão aprendendo. 
     Espero que a recebam com tanto entusiasmo, como aquele com que é levada pelas crianças.
     Vamos dando mais noticias.
     Beijinhos dos Laranjinhas da sala 1.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Olá estimados leitores!

No dia de S. Martinho o Jardim de Infância de Mação festejou esta data com a realização de uma feira, de produtos característicos da época de Outono. As bancas estavam recheadas com romãs, dióspiros, castanhas, nozes, couves, bolinhos, pão, marmelada, mel, flores e outros.
Os pais deram uma preciosa colaboração na concretização deste projecto, e daqui enviamos a nosso apreço pelo seu empenhamento no sucesso desta iniciativa.
Os proveitos angariados neste evento vão reverter numa ida ao Teatro Politeama, para as crianças assistirem à peça “O sítio do Pica-Pau amarelo”, de Filipe La Féria.
Neste mesmo dia, da parte da tarde, a Biblioteca da EB também organizou uma festa onde ouvimos a lenda de S. Martinho, quadras, provérbios e adivinhas sobre as castanhas. No desfecho realizou-se o tradicional Magusto oferecido pela Junta de Freguesia. As castanhas estavam deliciosas e adoramos ver os meninos do 1ºCiclo a pintar a cara, com a cinza da fogueira.
Para terminar queremos enviar um grande beijinho para as senhoras do Lar da Santa Casa da Misericórdia, e restantes acompanhantes, que vieram confraternizar connosco. Gostamos muito da sua visita e brevemente as crianças vão retribui-la. Também deixamos o nosso mais sincero agradecimento ao DJ Káká e à sua esposa, a dona Inês, pela sua disponibilidade na colocação e uso da sua aparelhagem de som.

Um grande abraço de amizade a todos aqueles que connosco colaboraram!

 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Feira de S. Martinho.


Pais não se esqueçam de vir á nossa feira!
Agradecemos a todos, o carinho que depositaram nos produtos que nos ofereceram para a venda. Parece que temos uns pais artistas. Estava tudo girissímo.
Muito obrigada.
Nós também fizemos algumas surpresas para a venda... agora precisamos de compradores.
Estaremos a vender das 10.30 h às 14h  e das 15h30m às 18h30m.
Mil beijos a todos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bolinhos, bolinhos!!!!!!!!!!!!!!

Olá amigos!
No dia 26 de Outubro, o Jardim de Infância de Mação, transformou os seus meninos nuns magníficos pasteleiros. Estes deitaram as mãos à massa e fizeram uns bolinhos deliciosos que foram cozidos na cozinha da Santa Casa da Misericórdia de Mação, a quem deixamos um grande beijinho e o nosso muito obrigado.





































Como podem ver pelas fotografias, todos os ingredientes foram usados em grandes quantidades: 48 ovos (sendo 6 usados para pintar os bolos), 2Kg de açúcar, 14 colheres (chá) de bicarbonato de sódio, 14 dl de azeite e 42 colheres (sopa) de mel. Estas doses foram aplicadas a dobrar: uma na sala de componente azul e outra na sala vermelha.
À tarde, ao lanche, comemos os nossos bolos acompanhados por sumo de laranja ou de ananás. Foi um dia divertido!
Para oferecer fizemos um saquinho... que saíu bem bonito, esperamos que tenham gostado.
PS: não digam nada pois é segredo, mas a nossa bruxa da exposição na Escola Sede pediu uns bolinhos para colocar no seu caldeirão… só não sabemos se ela os comeu ou usou nas suas magias…!